Pular para a barra de ferramentas

Oxi-sanitização limpa o ar-condicionado sem apelar para produtos nocivos ao meio ambiente

0

Para garantir ar puro dentro do carro, a resposta é simples: você precisa manter o sistema sempre limpo. Mas agora é importante também saber escolher um bom serviço e, em especial,  ficar de olho nas opções mais eficientes e que não são agressivas ao meio ambiente. É o que oferece a oxi-sanitização, um nome bem esquisito, mas que traz uma boa notícia para quem procura um serviço eficiente de higienização do sistema de ar-condicionado do automóvel.

Segundo Marco Zampieri, supervisor técnico da Volkswagen do Brasil, com esse processo é possível eliminar fungos, bactérias e vírus que se desenvolvem no sistema de ar-condicionado e que se espalham pelo carro; “Mas a oxi-sanitização é também uma ótima ferramenta para acabar com qualquer tipo de mal cheiro no interior do automóvel, como aqueles provocados por fumaça de cigarro, por exemplo”, lembra Zampieri.

 

Nada de produtos ou desmontagem de painel

Acompanhei a execução desse tipo de serviço e deu pra confirmar como o processo é realmente simples e prático. O resultado é bom mesmo e, o melhor, não exige a limpeza física. Isso quer dizer que nenhuma parte do painel precisa ser desmontada e não entra nenhum tipo de produto químico para remover a sujeira. Falando resumidamente, para fazer a oxi-sanitização os técnicos utilizam um gerador de ozônio, equipamento que absorve o oxigênio dentro do carro, aplica uma carga elétrica e assim provoca a produção do ozônio. O gás de ozônio – que é natural e também está presente na atmosfera – tem alto poder germicida, por isso consegue eliminar possíveis bactérias, fungos e até o mau cheiro presentes no ambiente. Esse processo leva cerca de 30 minutos.

O serviço de oxi-sanitização já pode ser encontrado com certa facilidade nos centros automotivos especializados em higienização e reparo de sistemas de ar-condicionado. Agora, tem mais um detalhe: se o seu interesse é só retirar o mal cheiro provocado por fumaça de cigarro ou de algum produto que derrubou no carro, é imprescindível fazer a troca do filtro de cabine.

 

Custo e durabilidade

O custo médio do serviço de oxi-sanitização fica entre R$ 150,00 e R$ 250,00 reais. O que pode mudar é o valor da mão de obra em cada estabelecimento ou região. Mas pensando num automóvel utilizado em condições normais, os especialistas estimam que esta higienização do ar-condicionado pode garantir ar limpo e sem cheiro por um período de um ano.

 

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *